-
Arquitetos: Laura Ortín
- Área: 150 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:David Frutos
-
Fabricantes: Efapel, Exagres, FARO Barcelona, Salva, Topciment
Descrição enviada pela equipe de projeto. Padaria e praça da cidade. O bairro de Vistabella possui uma relação muito forte com o comércio, seu famoso mercado de rua das quintas-feiras e sua praça de suprimentos fazem deste bairro um lugar de frenética atividade comercial. Além disso, a "praça dos patos", o jardim onde se encontram os moradores do bairro, faz com que também exista uma relação muito estreita com o significado da palavra "praça". A praça como lugar de encontro, de troca, de relações. Não é por acaso que Javier Moreno decidiu colocar sua segunda loja aqui, em um bairro tradicional, ativo, operário e madrugador.
O balcão de pão toma a forma de um vitrine cuja transparência quase total permite aos clientes observar desde dentro o processo de fabricação dos produtos que são vendidos graças a altas vidraças flanqueadas por pilares de madeira. Também de fora, com amplas janelas, você pode ver como amassam, enfarinham e assam tudo. Algo bastante exótico e difícil de se ver normalmente. A loja é uma "mordida" que damos à padaria e literalmente se organiza com um arco de circunferência. Como uma mordida suave. O centro dessa circunferência é o ponto de chegada de onde você observa tudo de uma vez com um giro quase de 180 graus.
O chão feito de peças retangulares organizadas de forma radial direciona ao balcão revestido inteiramente de cimento trabalhado artesanalmente como uma massa. As peças azuis de formas orgânicas fazem com que o dourado do pão se destaque e realce o produto que é elaborado aqui. Por último, uma menção especial à decoração do acesso. Uma obra de arte para expressar a origem do pão. Feixes altos de trigo e palha. Um "acontecimento" natural para esta nova loja em um dos bairros mais vibrantes de Murcia.